Missão

A missão deste projeto é, recorrendo às tecnologias digitais, promover o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa em crianças mobilizando a rede social e comunitária para a construção de uma sociedade mais solidária, mais responsável e interdependente.

Finalidades

1. Estabelecer as condições favoráveis à realização de atividades de participação e cidadania envolvendo os diversos atores da comunidade numa rede capaz de promover e desenvolver conhecimentos, competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade local e nacional.

2. Formar indivíduos responsáveis, autónomos, empreendedores e solidários, conscientes da diversidade de problemas e desafios que se manifestam nas dimensões económica, geracional, social, cultural e territorial.

Linhas de trabalho

LINHA 1 “Competências Gerais” - Conscientes da abrangência da Educação para a Cidadania, esta levar-nos-á certamente a uma multiplicidade de temas e assuntos. Selecionada a dimensão Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, serão apresentados diversos recursos educativos que ficarão disponíveis na plataforma de participação e cidadania, com objetivos específicos bem delineados para a concretização da missão deste projeto.

LINHA 2 “Conteúdos Locais” - Esta linha de trabalho está especialmente direcionada para a dimensão Educação Cultural, focalizada no currículo local. Em todos os municípios existe uma riqueza cultural e histórica que é importante promover, dinamizar, e dar a conhecer às crianças. As crianças serão envolvidas neste processo, quer através da exploração de recursos educativos multimédia, fazendo a ponte entre o digital e o real, quer através de atividades e dinâmicas   lúdico-participativas.

LINHA 3 “projetos educativos e comunitários” - Dedicada aos projetos educativos e comunitários já existentes no terreno e para os quais será igualmente dada visibilidade na plataforma digital.


A plataforma de participação e cidadania (LUSOINFO)