Mensagem do Presidente

O estabelecimento de relações mais estreitas entre a escola e comunidade escolar: os alunos, os professores, a família e os pais/encarregados de educação são a razão de SER do Projeto “+ Cidadania”, um canal de comunicação privilegiado que promove a partilha, o diálogo e a colaboração entre todos os elementos fulcrais para o sucesso da missão das nossas escolas, contribuindo de forma concreta para uma sociedade onde imperem os valores de + Cidadania, + participação, + igualdade e + oportunidades!.

A procura da melhoria tem sido constante e é notória desde a criação deste Projeto, agora demonstrado pelo esforço feito na modernização e ajustamento às necessidades da sociedade global do séc. XXI. Os alunos passam, agora, a poder explorar os conteúdos de Educação Ambiental, Educação para a Saúde, Património e Poder Local através de um conjunto de aplicações móveis, disponíveis para os sistemas Android e IOS. Da mesma forma, pais e encarregados de educação podem também acompanhar o dia a dia dos seus educandos e consultar (em qualquer lugar) um conjunto de serviços associados à atividade escolar.

Este projeto, supervisionado pela UM, que a Associação Quadrilátero Urbano se orgulha de fazer parte, é o caminho a seguir para dotarmos os nossos alunos das competência necessárias para responder às necessidades e exigências da comunidade e sociedade global do séc. XXI.


O Presidente do Conselho Executivo Quadrilátero em 2017
(Miguel Costa Gomes)





A missão da Plataforma de Participação e Cidadania para Crianças +CIDADANIA, é a de Desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade (local, nacional, internacional).

Constitui um projeto direcionado à comunidade escolar e que visa o desenvolvimento de uma maior, mais saudável e mais participada cidadania. As crianças são estimuladas com conteúdos e ações, que procuram o seu desenvolvimento e o de uma sociedade mais participativa e interessada.

Uma das áreas diferenciadoras do projeto “+Cidadania” e agora disponibilizada consiste na criação de um currículo de base local. Com base no património material e imaterial de cada concelho, foram criados um conjunto de atividades que permitem aos alunos, de uma forma divertida e lúdica, conhecer o seu Concelho, a sua história e as suas instituições.

Por tudo isto se espera o envolvimento da comunidade escolar, da sociedade e a participação de todos neste objetivo comum de construir um futuro melhor.


O Presidente do Conselho Executivo Quadrilátero em 2016
(Ricardo Rio)




Nota introdutória

O projeto +CIDADANIA constitui uma ação direcionada à comunidade escolar e surge com o principal objetivo de promover o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa em crianças e jovens, com o intuito final de construção de uma sociedade melhor.

Tendo presente tal objetivo, não poderia a Associação Quadrilátero Urbano deixar de se associar ao mesmo, na medida em que, também ela, pretende idêntico desiderato: uma sociedade melhor, será certamente uma sociedade mais inovadora e mais atrativa. Com o Quadrilátero, o projeto alarga o universo de intervenção, aumentando-lhe a escala e permitindo uma mais fiável leitura dos resultados esperados.

Pelas razões invocadas aqui está o primeiro passo do caminho que terá de fazer-se: o projeto é apresentado numa versão piloto, dirigido à comunidade escolar do 1º ciclo e tratando duas dimensões temáticas: o Ambiente/Desenvolvimento Sustentável e o Curriculum Local.

Por tudo o referido, esperamos o envolvimento de todos os agentes interessados: alunos, professores, pais/encarregados de educação (entre outros), cientes de que, são eles o motivo (e a motivação) do investimento realizado. Por isso apelamos à participação de todos.


O Presidente do Conselho Executivo Quadrilátero em 2015
(Paulo Cunha)